“Um Caldo de Fertilidade” e boa Gestão ESG dos Resíduos Sólidos do Grupo Juriti

Por Amilcar Marcel de Souza – Engenheiro Florestal Doutor

A Gestão Moderna e Adequada dos Resíduos Sólidos é realidade na conexão indústria e campo do GRUPO JURITI.

A compostagem dos resíduos orgânicos da indústria com o esterco de cavalo da Sociedade Hípica de Jahu está gerando rico composto para ser reutilizado na agricultura para produção de alimentos em hortas públicas e também na adubação das culturas agrícolas das fazendas do Grupo Juriti.

A compostagem transforma a matéria orgânica em adubo natural, substituindo o uso de produtos químicos e que podem ser contaminantes para a saúde e os recursos naturais.

Esse processo também contribui enormemente para a redução do aquecimento global, uma vez que ocorre a redução ou eliminação de gases do efeito estufa, otimização energética e redução de consumo de recursos naturais.

Após análise físico-química, formulamos a mistura do pó de fumo que é os resíduos orgânico da produção industrial e o esterco que é resíduo das baias dos cavalos da Sociedade Hípica de Jahu para produzir um húmus com alta Fertilidade.

É um exemplo prático em grande escala de uma Ação ESG Sustentabilidade na boa Gestão dos Resíduos Sólidos e fomento à Economia Circular.

Nesta ação, 6 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estão sendo realizados. São eles:

  • Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  • Trabalho Descente e Crescimento Econômico
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura
  • Redução das desigualdades
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • Consumo e produção Responsáveis

 

Dessa forma, este projeto que faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS do Grupo Juriti, está dando um destino nobre e racional para o resíduo sólido orgânico do seu processo industrial.